Iniciaram-se nesta terça-feira (03), nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba as ações do “Projeto Tenda de Leitura”.Viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), a iniciativa tem como objetivo auxiliar as escolas a desenvolverem o comportamento leitor nos alunos, levando-os a serem multiplicadores da prática leitora na sociedade.

Segundo a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, o Projeto Tenda da Leitura é de extrema relevância para os alunos, sobretudo nos anos iniciais da Educação Básica. “Como é sabido a leitura é considerada uma das prioridades para esta demanda e nesse sentido é preciso que os docentes, o coordenador pedagógico e a direção das Unidades Escolares possibilitem um olhar privilegiado no ambiente escolar para efetivar este tipo de ação, uma vez que para muitos alunos o espaço da escola é o único local onde encontram motivação para praticar o ato de leitura em sua plenitude e portanto, transportando-os ao universo do imaginário,” explicou a titular da pasta parabenizando todos os envolvidos na ação pela beleza, capricho e criatividade desenvolvida pelas escolas e agradecendo ao prefeito Dr. Mamoru Nakashima, pelo irrestrito apoio dispensado às atividades da Semecti.

A professora formadora Eliana Silva, diretora do Departamento de Coordenadoria Pedagógica, profissional que implementou a ação no Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, comentou o projeto. “O movimento tem por finalidade incentivar a prática da leitura entre alunos e educadores que utilizarão o espaço das escolas para fazer a leitura de livros, recitar poesias, histórias e, até apresentar performance com  músicas e danças. Criatividade e entusiasmo não faltar”.

Eliana explicou que, a Tenda da Leitura abrangeu tanto as escolas do Ensino Fundamental como as escolas da Educação Infantil e, além da comunidade escolar, familiares foram convidados a vivenciar a magia da leitura no universo avivado das tendas acolhedoras, criativas e coloridas, repletas de conhecimentos perpassando pelos diversos gêneros textuais que livremente conduz a imaginação e fortalece o repertório linguístico na formação do cidadão leitor.

Por outro lado a professora Formadora Sandra Ventola, falou que o evento é muito importante na medida em que “as várias modalidades da leitura propiciadas pelo Projeto instigam os alunos a ler e a apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir pensamento crítico de outras pessoas sobre o assunto, além de ampliar o seu olhar em relação ao mundo,” explicou a profissional que junto ao departamento de Coordenadoria Pedagógica têm desempenhado Formações Continuadas, em que as linguagens artísticas auxiliam muito no processo ensino-aprendizagem estimulando a função do imaginário do aluno.