Nesta terça-feira (30 de maio), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba atendeu cerca de 1.000 pessoas, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jardim Caiuby durante uma ação comunitária em celebração ao Dia Internacional da Família, comemorado no dia 15 de maio. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 famílias do serviço de fortalecimento de vínculos, além da comunidade local.

O evento teve início logo pela manhã com oficinas de fuxico, artesanato, culinária, além de plantão com orientação sobre benefícios assistenciais e previdenciários, esclarecimentos sobre cadastros habitacionais, oportunidades de trabalho e renda, bem como de dicas de empreendedorismo.

Para marcar a atividade em homenagem ao Dia da Família teve ainda uma apresentação musical ao som de “Trem Bala” da cantora Ana Vilela. A canção foi apresentada pelas crianças, adolescentes e idosos atendidos no CRAS Caiuby.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, os serviços oferecidos durante a ação comunitária tinham como foco as circunstâncias do cotidiano e que emergem as relações e organizações familiares, incluindo situações como prevenção ao uso e abuso de drogas, gravidez na adolescência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, violência doméstica, entre outros assuntos.

O evento contou com a participação da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima. “Realizamos essa atividade em comemoração ao Dia da Família, pois entendemos que a instituição familiar precisa ser fortalecida e valorizada. Na Secretaria de Desenvolvimento Social, a pedido do prefeito Dr. Mamoru Nakashima buscamos ofertar um serviço que respeita o desenvolvimento da pessoa para atendê-la em seus direitos e necessidades”, ressalta Joerly.

DIA DA FAMÍLIA – O Dia Internacional da Família foi instituído em 1993, após uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social como sendo uma agenda estratégica para o desenvolvimento de ação que contribuísse para a promoção e defesa de direitos, estímulo à convivência comunitária, repasse de informações, oferta de serviços, valorização da cultura local e potencialidades do território.