Para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher (08/03) a Prefeitura de Itaquaquecetuba organizou a 6ª edição da Ação Social que reuniu dezenas de serviços nas áreas da saúde, beleza, meio ambiente, empreendedorismo, lazer e recreação. Cerca de três mil pessoas passaram pela Praça Padre João Álvares, local escolhido para o evento. Discursos de empoderamento feminino também estiveram presentes durante o ato.
“Trouxemos aqui o empoderamento feminino para que a mulher cuide de si e uma dessas formas é cuidando também da sua saúde”, disse a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Simone Patrícia Soares. Foram disponibilizados para população testes rápidos de glicemia, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatite, aferição de pressão arterial e orientação sobre obesidade e nutrição.
Os alunos dos cursos profissionalizantes da Casa Aberta fizeram corte de cabelo, esmaltação de unhas, maquiagem e design de sobrancelhas. Para as crianças, teve brinquedos infláveis. O Fundo Social também contribuiu com uma tenda com pintura em tela. Outras secretarias participaram com a doação de mudas, pela pasta do Meio Ambiente, e a Zoonoses promoveu uma feira para adoção de cães e gatos. A turma da Melhor Idade movimentou a praça com aulas de zumba e dança rítmica.
Segundo os organizadores do evento, cerca de 3 mil pessoas passaram pelos serviços oferecidos pela Ação Social. A primeira dama, Joerly Nakashima, a dona Jô, disse que a data é importante e marca a luta pelos direitos das mulheres. Ela encorajou as participantes a afirmar seu protagonismo na sociedade. “Temos que continuar com essa luta que é diária, mas que nos fortalece”, disse. A secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Costa, acredita que o reflexo desse comportamento é o aumento no número de denúncia de violência doméstica. “Antes a mulher sofria calada, mas agora ela sabe dos seus direitos e confia mais no serviço público para fazer a denúncia e sair dessa situação de violência”, explica.