A Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Vereador Augusto dos Santos (localizada no Parque Ecológico) unidade contemplada com do Projeto Ecoviver, parceria mantida entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) promoveu na tarde desta quinta-feira, 23, um momento muito agradável de conhecimento e aprendizagem para vida de seus alunos.

Os alunos dos 4º e 5º anos optaram em desenvolver, neste ano de 2019, o tema: “Ações que ajudam a combater a violência contra meninas e mulheres”, pois a agenda pública vem discutindo essa reflexão em várias esferas sociais e a mídia tem dado muita ênfase tamanha à demanda de violência contra as meninas e mulheres, desta forma durante o desenvolvimento da ação os alunos estão motivados e acreditam que é possível transformar a sociedade sendo multiplicadores de boas ações e conscientização, explicou o diretor da unidade escolar, Eurico Fiame Rodrigues.

De acordo com o diretor, para fortalecer ainda mais esta ação de paz, a escola promoveu uma palestra com a Psicóloga e Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, Drª Maria Claudia Cruz, que ajudou os alunos a entenderem como acontece o ciclo da violência, como as meninas devem reagir em situações de violência e o que os meninos precisam compreender para não serem futuros agressores.

Participam no desenvolvimento desse projeto com os alunos os professores Cláudio, Vera Rocha, Rosemeire Fátima Ferreira de Souza e Benedita. Para a professora Rosemeire, que convidou a psicóloga essa é uma atividade que irá contribuir para a discussão do tema. “Essa palestra faz parte de um conjunto de ações que ajudarão a comunidade escolar a refletir sobre o tema e contribuirá para a promoção da paz.”

Por fim, Rodrigues lembrou que a promoção dessa reflexão segue diretrizes nacionais. “Projetos como este vão de encontro às competências socioemocionais prevista na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De maneira geral, quem aprende a gerenciar suas emoções ainda na infância tem mais ‘bagagem’ para alcançar seus objetivos ao longo da vida, demonstrar empatia pelo outro, criar e manter relações sociais positivas, tomar boas decisões etc. Ou seja, desenvolver competências socioemocionais é uma ação que beneficia a vida.”

Acompanhando a palestra a supervisora, Flávia Lourenço, elogiou o trabalho.  “É de grande valia a parceria que as escolas vem promovendo com profissionais da área da saúde, reforçando as ações para o desenvolvimento do projeto Cultura da Paz. Com a palestra os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do respeito não somente no âmbito escolar, mas sendo praticada por todos ao longo da vida. É assim que construiremos um mundo melhor.”

A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, parabenizou todos os envolvidos na ação e reforçou que o projeto Ecoviver mantém parceria com a Semecti desde o ano de 2010. “Todas as suas ações têm contribuído muito para a formação integral de nossos cidadãos.” Já o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, destacou a importância do Projeto. “Quando eu atuava como diretor da EMEB Josefa, pude perceber o quanto que o Ecoviver somou de forma positiva e transformou atitudes e comportamentos das crianças daquela comunidade,” conclui Fabiano parabenizando o diretor Eurico, o corpo docente e o corpo discente da EMEB Ver. Augusto.

O Projeto Ecoviver foi criado em 2006 com os objetivos de sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de um novo olhar acerca do território em que vivem, com o aprofundamento sobre as dimensões da sustentabilidade; fomentar a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade; despertar a sensação de pertencimento da comunidade e estimular o exercício da cidadania; proporcionar intervenções artísticas na escola, na comunidade ou no bairro, estimulando a criatividade e fomentando a arte e a cultura.