A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (NFAPA) realizou nesta quarta-feira, 12, o Encontro de orientação para a Reunião Pedagógica do 2º bimestre, cujo tema do encontro foi “Alfabetização Emocional”. A ação teve como público alvo coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil (creches municipais e subvencionadas) e foi dividida em dois momentos período da manhã e tarde, visando atender toda a demanda de profissionais.
O objetivo do encontro foi contribuir com o processo de desenvolvimento das inteligências interpessoais e intrapessoais, onde o indivíduo tenha a capacidade de observar seus sentimentos e emoções, fragilidades e potencialidades. Utilizando-as em seu próprio benefício e, principalmente, daqueles com os quais convive.
Presente ao início dos trabalhos, o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, deu as boas vindas aos profissionais e apresentou-se ao grupo e disse que estas reuniões precisam ser cultivadas. “É importante quando tratamos das relações interpessoais e da inteligência emocional no convívio diário com o nosso próximo, pois em nosso ambiente de trabalho normalmente passamos a maior parte de nosso dia e por sermos servidores públicos precisamos estar mais atentos ainda quanto ao tratamento de urbanidade e qualidade no atendimento de toda a população,” disse o secretário.
O encontro foi dirigido pelas professoras formadoras, Cristiane Meireles e Sandra Ventola. No primeiro momento foi realizado o acolhimento seguido da contação de histórias “Descoberta da Joaninha” da autora Belah Leite Cordeiro, ação norteadora que destacou a importância da valorização das pessoas. De caráter interativo, o conto propiciou que Sandra convidasse os presentes para contracenarem durante a vivência.
De acordo com a Equipe do NAFA, em ato contínuo foram abordadas 10 competências, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O intuito inicial foi enfocar apenas as competências 7, 8, 9 10, que tratam sobre as relações socioemocionais: Argumentação; Empatia e Cooperação; Autoconhecimento e Autocuidado e Responsabilidade e Cidadania.
Para que os conceitos fossem internalizados, a professora Sandra, fez um convite aos presentes para realizarem duas vivências através das Danças Circulares, as quais foram fundamentais para a associação do conteúdo apresentado. Cabe destacar que aproximadamente 98% dos participantes, em ficha de avaliação da formação, se declararam satisfeitos e muito satisfeito com a relevância do tema abordado bem como a importância do conteúdo para o auxílio no trabalho dos coordenadores nas escolas.