A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) em parceria com a UniversidadeUniversus Veritas – Univeritas/UNG, Campus Itaquaquecetuba, desenvolveu no período de 28 de março a 18 de maio de 2018, o projeto “EJA Fazendo Arte na Escola”, que consistiu na ida de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sistema Municipal de Ensino, à instituição de ensino superior para conhecerem as dependências da Universidade e participarem de uma Oficina de Artes, ministrada pelos discentes daUniveritas do 6º semestre de Pedagogia.
O projeto teve como foco à integração dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sistema Municipal de Ensino ao contexto acadêmico, cujo objetivo é elevar a autoestima, estimulando à continuidade aos estudos em nível superior.
Por outro lado, aos estudantes do 6º semestre do Curso de Pedagogia, a meta era propiciar oficinas pedagógicas por meio de linguagens artísticas que possam desenvolver um aprendizado significativo aos alunos da EJA. Neste sentido, a proposta foi de acolher da melhor forma possível esta demanda nas dependências da Univeritas/UNG Campus Itaquaquecetuba, proporcionando aos alunos o reconhecimento dos espaços da instituição e por fim realizar uma oficina pedagógica por meio da linguagem artística.
Participaram aproximadamente 560 estudantes das 12 escolas municipais que ofertam Educação de Jovens e Adultos, sendo: EMEB. Eng. Chiozo Kitakawa, EMEB. Guilherme Donizete Silva dos Santos, EMEB. João Geraldo dos Santos, EMEB. José Marinho Ferreira, EMEB. José Piacentini, EMEB. Prof. Alceu Magalhães Coutinho, EMEB. Prof. Paulo Nunes, EMEB. Profª. Maria Eulália Nobre Borges, EMEB. Profª. Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo, EMEB. Sebastião Gregório, EMEB. Ver. João Marques, EMEB. Virgílio Marinho e ainda a EMA Nelson Barreto.
Conforme explicou a professora Kelly Priscila de Souza, do Departamento de Coordenadoria Pedagógica da Semecti, os roteiros das Oficinas de Arte foram precedidos de visitação monitorada aos espaços da universidade como: biblioteca, laboratório de anatomia, brinquedoteca e laboratório de desenho.
As oficinas tinham como movimento metodológico: contextualização, fazer artístico e apreciação artística, numa abordagem interdisciplinar que mobilizava conhecimentos de outros componentes curriculares.
A secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, falou que esta parceria foi muito importante, na medida em que propiciou uma vivência impar aos alunos da EJA.