A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) em parceria com a Universidade Universus Veritas (Univeritas/Ung) Campus Itaquaquecetuba iniciou na terça-feira (4) o desdobramento do “Projeto EJA Construindo o Futuro na Universidade – 2ª Edição” que visa à integração dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba junto ao contexto universitário.
O objetivo é elevar a autoestima do educando, estimulando-o à continuidade aos seus estudos e pertencimento ao contexto acadêmico de nível superior. Por outro lado, aos estudantes do 6º semestre do Curso de Pedagogia, por meio da Disciplina de Projetos Integradores II e Estágio Supervisionado II da instituição, a meta é desenvolver oficinas pedagógicas e trabalhar temas transversais inter-relacionando as áreas do conhecimento de história, geografia, ciências e arte, estimulando um aprendizado aos alunos da EJA.
Participaram da ação, aproximadamente 45 alunos da EJA da EMEB José Marinho Ferreira e da EMEB João Geraldo dos Santos. Participarão do Projeto até o mês de novembro, cerca de 560 alunos das seguintes unidades escolares: EMEB. Eng. Chiozo Kitakawa, EMEB. Guilherme Donizete Silva dos Santos, EMEB. José Piacentini, EMEB. Prof. Alceu Magalhães Coutinho, EMEB. Prof. Paulo Nunes, EMEB. Profª. Maria Eulália Nobre Borges, EMEB. Profª. Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo, EMEB. Sebastião Gregório, EMEB. Ver. João Marques, EMEB. Virgílio Marinho e EMA Nelson Barreto (no período da manhã).
O encontro acontece todas as terças-feiras nas dependências da Univeritas/Ung Campus Itaquaquecetuba, a partir da 19h30. Inicialmente é realizado o acolhimento dos alunos da EJA, pelos alunos da graduação de Pedagogia que realizam um percurso de reconhecimento dos espaços da instituição e na sequência são realizadas duas oficinas pedagógicas para duas turmas de EJA distintas em salas separadas.
Os alunos das unidades municipais além do acompanhamento dos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores durante as visitas recebem o suporte técnico do supervisor escolar, José Rosa Martins e da professora Kelly Priscila Tavares, técnicos responsáveis pela EJA, junto a Semecti.
Para a secretária de Educação, Jane Santos Moura, o projeto é muito importante para os alunos da EJA. “Além de ofertar a possibilidade da aquisição de novos conhecimentos ampliando o repertório cultural do aluno da EJA, a ação possibilita a elevação da autoestima do educando em propor como meta para a sua vida participar e concluir curso de nível superior”.
O coordenador do curso de Pedagogia da Univeritas/Ung, Fabiano de Araújo Cravo Roxo agradeceu o apoio da Semecti e parabenizou os profissionais do órgão público pela iniciativa em propor a realização da parceria. Já o professor Fábio Codo, gerente de unidade da Univeritas/Ung Campus Itaquaquecetuba disse que a instituição esta de portas abertas para acolher toda a comunidade de Itaquaquecetuba.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, é preciso possuir um olhar atento e oferecer ações que permitam valorizar o reconhecimento das diferenças sob uma perspectiva global com intuito de combater toda a forma de discriminação e preconceito, enfrentando deste modo, a evasão e o abandono escolar.
A orientação, supervisão e coordenação geral do Projeto na Univeritas/Ung é do professor Elizeu de Miranda Corrêa e a coordenação e desenvolvimento prático da ação está a cargo do discente, Armando Pedro Alvares, do 7º semestre de Pedagogia da instituição.