Na última quinta-feira, 23, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Geraldo dos Santos iniciaram visitações à Escola Municipal Ambiental (EMA) “Nelson Barreto da Silva” que se findarão no próximo dia 31 de maio.
A bióloga, Geralda da Luz Leal, diretora da escola ambiental, explicou o que é abordado nas visitas e os objetivos da EMA. “Contemplar todos os alunos com uma aproximação e otimização das questões ambientais é um dos focos da EMA. Explicitamos uma prática ambiental vista sob a perspectiva do possível e do realizável por mim e por você e isso diariamente; afinal educação ambiental de qualidade se faz com todos tendo atitudes cotidianas de qualidade sobre o meio. Reduzir nossas pegadas de carbono e aumentarmos nossas ações em prol do ambiente é o fio condutor do nosso trabalho. As crianças vêm à EMA e entendem que o meio ambiente não é somente a floresta lá longe é o nosso local e por onde quer que passemos devemos ter atitudes favoráveis a um ambiente limpo, organizado e saudável e que o nosso consumo e descarte deve ser responsável e consciente, pois se queremos um futuro ambientalmente melhor devemos agir no presente para que isto aconteça,” enfatizou a profissional.
Angelita Maria de Souza, diretora da EMEB João Geraldo dos Santos, agradeceu o atendimento proporcionado aos alunos na EMA. “A ação trouxe a união da teoria com a prática. Os alunos participaram das atividades com entusiasmo, pois se trata de um atendimento diferenciado,” explicou a profissional agradecendo a equipe da EMA.
Para a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a EMA enquanto escola tem como função principal desenvolver projetos de Educação Ambiental, junto aos alunos do sistema Municipal de Ensino, bem como trabalhar formação continuada junto aos professores e coordenadores do Sistema Municipal de Ensino e a realização de mais esta ação, cumpre os objetivos e funções da escola.
Na mesma direção, o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, parabenizou toda comunidade da EMEB João Geraldo e a equipe da EMA e destacou a importância dos alunos vivenciarem na prática e em outro local, fora do espaço da escola questões sobre o meio ambiente que só são tratadas de forma teórica na sala de aula. “Esta etapa certamente produzirá um aprendizado significativo na vida de cada criança que por ali passar.”