A EMEB Profª Maria Eulália Nobre Borges realizou nesta quinta-feira, 27, o Sarau de Poesias da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o tema: “Olhos D’água” em homenagem a escritora Conceição Evaristo. O evento ocorreu nas dependências da unidade escolar. O sarau teve a participação da palestrante Marli Mendes que abordou a identidade da mulher negra na sociedade brasileira e todo o drama histórico que há anos envolve esta questão social. O objetivo do projeto é incentivar práticas de leitura e ampliação do repertório de conhecimentos dos discentes. 

A equipe gestora da unidade é formada pela diretora, Elisângela Cristina dos Santos Farinelli, pelas vice-diretoras, Miralva Gomes Santana de Oliveira e Maria José Oliveira Lima e pelas coordenadoras pedagógicas, Adriana da Silva Brandão e Jaqueline Lima da Silva Garcez. A ação contou com a participação de alunos, professores, equipe gestora, supervisor referência da EJA, José Rosa Martins, pela Técnica do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação e Avaliação (NAFA), referência da EJA, Kelli Priscila de Souza e pela vice-diretora da EMEB Profª Olívia Aparecida da Costa Silva Guglielmo, Vanessa do Carmo Batista.

De acordo com a vice-diretora, Maria José Lima, houve a apresentação dos alunos da EJA que declamaram poesias e frases da homenageada. “Foi um momento de grande emoção, pois quantos saberes envolvidos nesse projeto: leitura, pesquisa, roda de conversa, novos aprendizados etc”, destacou a profissional. O projeto foi desenvolvido pelas professoras Cristina Simioni e Rosemary Nunes, que, em conjunto com seus alunos, realizaram o processo de pesquisa e leitura da produção literária da escritora.

Para o supervisor, o trabalho foi muito bem produzido e rico em troca de saberes e experiências. “O excelente empenho dos alunos, dos professores e do trio gestor da unidade escolar resultou num belíssimo trabalho,” disse Martin. Já Kelli Priscila reforçou que houve planejamento e organização para que tudo fosse bem desenvolvido. “Desde o acolhimento até a ambientalização tudo foi bem pensado, mas o foco principal, o pedagógico, foi muito bem explorado pelos professores e alunos, resultando numa troca de aprendizado significativa,” finalizou Kelli.

Para o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, o processo de educação diferenciada destinada à demanda da EJA visa promover o protagonismo dos alunos, assim como incentivar, por meio de ações como esta, a permanência desses alunos na escola, pois por tratar-se de uma demanda específica, o olhar precisa ser diferenciado.