Práticas pedagógicas diferenciadas tem sido uma grande estratégia que várias escolas da rede municipal de Itaquaquecetuba utilizam para melhorar a qualidade de ensino de nossas crianças. Exemplo disso é o Projeto Xadrez, desenvolvido pela professora Idalina Luzia Inácio Brazileiro e implementado na EMEB Ver. Antônio Rodrigues Gallego, com 7 turmas dos 3ºs e 4ºs anos da escola.

O projeto atende 213 alunos, com carga horária de duas horas semanais cada turma, nas terças, quartas e quintas-feiras. Segundo Idalina, a ação tem como objetivo demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez no ensino fundamental, podendo proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo a aplicação da atividade motora e que, diante de difíceis situações, aprendam a poder tomar suas próprias decisões tornando-se indivíduos mais autônomos e independentes.

O secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, acentuou a importância dos esportes de forma geral na vida de todos.  “O jogo do xadrez possibilita uma infinidade de benefícios ao aluno participante, sobretudo, nos aspectos cognitivo e comportamental, pela prática pedagógica inovadora parabenizo a professora Idalina pelo trabalho bem como toda a comunidade escolar, por acolher o projeto de forma tão responsável e participativa”.

Para a secretária adjunta de Educação, Verônica cosmo Barbosa, essa atividade é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. “Fato é que os alunos que participam deste projeto terão um repertório diferenciado em sua formação, pois a proposta é excelente,” pontuou.