Com o objetivo de ensinar para as crianças da rede municipal de Itaquaquecetuba, que é preciso respeitar o próximo e valorizar o ser humano independente de sua idade, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Prefeito Benedito Barbosa de Moraes participaram de uma atividade de socialização com os idosos que frequentam o Centro de Convivência da Melhor Idade do município.
O encontro com direito a aula de ginástica foi realizado na manhã de terça-feira (23 de maio) no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba (CEMI). A atividade contou com a participação de 40 alunos e pouco mais de 50 idosos, que se divertiram bastante durante a prática da atividade física comandada pelo professor Gabriel.
De acordo com a direção da escola, a iniciativa surgiu a partir do projeto “Ecoviver” desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti). O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.
“A nossa escola faz parte do projeto Ecoviver e ficamos com a missão desenvolver ações a partir do tema sustentabilidade. Entendemos que para ensinarmos as crianças a cuidarem do planeta, elas precisam aprender a cuidar do ser humano. É isso que estamos propondo com essa visita deles ao Centro de Convivência da Melhor Idade”, explicou a diretora Josileia Rocha de Almeida.
PROJETO ECOVIVER As escolas municipais de Itaquaquecetuba estão participando Projeto Ecoviver, que é desenvolvido por ambientalistas e pedagogos, com o intuito de difundir e estimular a conscientização ambiental nas comunidades e em alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de um jogo disputado em etapas em que os alunos devem alcançar a realização de um projeto ou ações em sua escola.
Como temática, o Ecoviver aborda os impactos do lixo no meio ambiente, nas comunidades e no bem-estar das pessoas, oferecendo uma oportunidade para o exercício da cidadania, para o entendimento da relevância da atuação individual e de que a criação, a busca e a conquista de soluções que estão ao alcance de todos.
Desta forma, temas relacionados à sustentabilidade, como social, econômica, ambiental, política, ética, cultural e estética serão tratados durante workshops e trabalhados com os alunos dentro da perspectiva de arte educação e cidadania ativa.
“O desafio dos professores e alunos envolvidos no Ecoviver é o de buscar alternativas para transformar a escola em um território sustentável”, completou a secretária de Educação, Verônica Barbosa Cosmo.