A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba retomaram nesta semana o programa ‘Defesa Civil Mirim’, iniciado no ano passado com um projeto piloto na EM Josefa Costa de Souza Moura. Agora, em 2017, a unidade escolhida foi a EM Vereador Augusto dos Santos, no Parque Ecológico. O projeto visa levar aos alunos conhecimentos e conceitos de segurança para a prevenção de acidentes e transformá-lo em multiplicadores dessas informações para a comunidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kleber da Silva Conceição, o programa Defesa Civil Mirim tem objetivos teóricos e práticos: “Além de resgatar junto aos alunos as noções de hierarquia, disciplina, respeito e postura, que os são pilares da civilidade, também vamos ensinar técnicas básicas de segurança, sobre meio ambiente, enchentes e alagamentos, além de noções de prevenção de acidentes relacionados a incêndios, condutas humanitárias, prevenção ao uso de drogas, entre outras”.

O curso atinge alunos das cinco séries da unidade escolar, escolhida por sua localização e abrangência: “Nosso objetivo é levar informação para todo município, sem preferência. A escola do Parque Ecológico recebe alunos de todos os bairros de Itaquá, o que facilita nosso trabalho e garante esse acesso universal. Com esses conhecimentos, pelo agir, esses alunos se tornam multiplicadores da informação, além de se tornarem fiscais de comportamento dos adultos”, acentua Kleber.

Educação O projeto Defesa Civil Mirim tem envolvimento direto da Secretaria de Educação. Professores e gestores da EM Vereador Augusto dos Santos já receberam treinamento dos profissionais da Defesa Civil e estão motivados, conforme explica o vice-diretor da unidade, Fabiano Cravo Roxo: “Na primeira reunião de pais realizada neste ano na escola, o programa também foi muito elogiado pelos pais e responsáveis”.

A secretaria municipal de Educação, Verônica Cosmo, explica que o projeto no dia a dia do aluno envolvido e da comunidade em que ele está inserido está previsto nas recomendações pedagógicas do Ministério da Educação, por meio dos chamados temas transversais. Esses temas são o conteúdo de caráter social que, segundo o MEC, precisam ser incorporados no currículo do ensino fundamental.