O jornalismo e a dinâmica deste profissional como ferramenta de aprendizagem. Foi o que a EMEB Vice Prefeito Juraci Marchioni através do projeto “Crianças em Ação” da professora Danielle Cristiane Mario Santana proporcionou aos alunos do 5º A, incluindo a elaboração de entrevistas, escrita dos textos e o vocabulário linguístico até montagem de um exemplar com o crédito de todos os envolvidos.
O processo envolveu a comunidade escolar, a direção e foi acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti).
A iniciativa surgiu com o objetivo de incorporar as linguagens do mundo real para o dia o dia da escola, onde o jornal escrito e o telejornal foram escolhidos como meios de comunicação para trabalhar a temática. O jornal impresso já está na terceira edição e ganhou o nome de “Construindo e Promovendo o Saber”.
A princípio os alunos realizaram uma apresentação de telejornal durante as atividades alusivas ao Folclore, incluindo na programação entretenimento, informes, entre outros assuntos.
Já no impresso, durante a abordagem as crianças se preocuparam com as possíveis melhorias que a escola poderá receber, apresentaram diversos registros das ações promovidas, além de poemas, receitas e até classificados, assim como cuidaram de fazer a cobertura completa das atividades alusivas ao Folclore que foram expostas na escola com os registros fotográficos.
Toda a metodologia serviu para que os alunos estudassem a intertextualidade, intergêneros e heterogeneidade dos jornais convencionais, para que por fim fizessem a publicação.
Para trazer ainda mais próximo esse universo, os alunos contaram com a palestra da jornalista Natachy Araújo, que representou o Departamento de Comunicação da Prefeitura. Ela esteve na unidade escolar para falar sobre a profissão e tirar as dúvidas dos alunos sobre o jornalismo.
“É sempre enriquecedor falar sobre algo que amamos fazer. Tentei resumir os quase 10 anos de experiência em jornal impresso, rádio, TV e assessoria de imprensa falando um pouco sobre a rotina de trabalho de um jornalista, o compromisso com a informação e o orgulho desta profissão e de fazer parte do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaquá, onde atuo com excelentes profissionais”, declarou Natachy.
A professora responsável pelo projeto comemorou o resultado. “Foi muito bacana porque vimos as ideias e a forma como eles pensam. E, quando eles viram o nome deles no jornal ficaram felizes”, comentou a professora Danielle.
Para o aluno Kauã, de 10 anos, foi uma experiência interessante apresentar um jornal. “Foi muito legal eu gostei de me sentir dentro da TV”.