A partir da próxima semana o projeto “Crescendo e Sorrindo” será retomado nas escolas municipais de Itaquaquecetuba. A atividade é uma iniciativa da Prefeitura, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, visando à promoção, prevenção e educação em saúde dos problemas relacionados à odontologia. Inicialmente a ação será voltada para os alunos da Educação Infantil VI.

No inicio da semana (segunda-feira – dia 13) foi realizada uma palestra com os diretores das unidades escolares que possuem esse segmento para apresentar o projeto e orientar os educadores sobre o desenvolvimento dessa ação preventiva na rede.

Durante a abertura da palestra a professora Verônica Cosmo Barbosa, titular da pasta da Educação parabenizou toda a equipe da Saúde pela parceria que segundo ela, já se estende há alguns anos.

“Tenho muito carinho por esse projeto que é realizado de forma prazerosa com as crianças, usando uma metodologia lúdica por meio de ações educativas, que buscam a prevenção de doenças bucal. Isso faz com que os alunos vivenciem e aprendam a forma correta de escovação e de higiene dos dentes brincando”, pontuou a secretária da Educação.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Regina Marks Salgado, o programa será desenvolvido em duas etapas, sendo que no 1º Módulo os alunos participarão por atividade educativa com os dentistas e estagiários, período em que de maneira lúdica, os profissionais apresentam aos educadores a técnica adequada de higiene bucal.

“Os alunos serão abordados de forma lúdica a respeito da Saúde Bucal, com a utilização de fantoches, bonecos, macro modelos, entre outras propostas pedagógicas,” disse a dentista.

As atividades serão complementadas pela Ação de Escovação Supervisionada, que consiste na aplicação da técnica de higiene bucal com a orientação da equipe de saúde, nas dependências da escola. Na sequência, será aplicado flúor solução nas crianças participantes do projeto e que forem autorizados pelos pais, mediante documento.

Já o 2º módulo é caracterizado pela avaliação odontológica realizada de forma minuciosa, visando à prevenção de doenças bucal, por meio do estudo epidemiológico. Segundo a coordenadora do programa, “o estudo epidemiológico, enquanto ferramenta de gestão contribui para o planejamento das ações em saúde bucal do município, buscando prever ações preventivas e curativas a serem realizadas nos próximos anos, além dos recursos a serem investidos,” garante a dentista.

A intenção das secretarias com a finalização do projeto é efetuar o levantamento epidemiológico da ocorrência de cárie e outras doenças bucais em todas as crianças atendidas; encaminhar e monitorar as crianças que apresentem necessidade de cuidado assistencial em saúde bucal; educação em saúde bucal às crianças atendidas; e consequentemente melhorar a qualidade de vida, higiene e saúde bucal da população.

Em 2016, o “Projeto Crescendo e Sorrindo” atendeu 44 escolas que possuíam Educação Infantil VI (3.761 alunos). Participaram da palestra e da escovação supervisionada 2.820 alunos, aplicaram flúor 1.593 crianças (esta ação depende de autorização dos pais), e foi efetuado 783 encaminhamentos às Unidades Básica de Saúde. Durante as avaliações um total de 1.307 crianças não apresentaram dentes cariados.

Por outro lado o projeto atendeu 40 escolas que possuíam o segmento 1º ano (3.970 alunos). Participaram da palestra e da escovação supervisionada 2.843 alunos, aplicaram flúor 1.963, foi efetuado 1.331 encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde. E, 1.382 crianças não apresentaram dentes cariados.

Segundo Sandra, “diante do aumento no quadro de alunos que apresentaram problema de cárie no segmento do 1º ano e que resolveram acentuar a ação nos alunos do segmento Educação Infantil VI”.