Os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da EMEB Engenheiro Chiozo Kitakawa se dedicaram a estudar e obter mais conhecimento acerca da “Alimentação Saudável” e desenvolveram um projeto que contou com palestras e atividades sobre um consumo mais responsável e equilibrado de alimentos. Na última semana, foi realizado o encerramento com uma palestra e um jantar totalmente preparado pelos alunos.
O projeto foi coordenado pelas professoras Hendy Oliveira Lopes de Souza e Luciene Jusmerinda e envolveu todos os alunos, partindo de um pedido dos próprios estudantes. É neste contexto que várias unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba têm procurado criar aulas significativas, partindo da realidade do seu público para dar sentido e significado ao aprendizado bem como estimular essa demanda à retenção escolar.
De acordo com a diretora da escola, Tatiane de Paula Paraiso, a ação faz parte do currículo da rede e de uma necessidade de abordar o tema de maneira mais significativa e abrangente. “Grande parte dos alunos é idosa, necessitando de hábitos mais saudáveis começando pelaalimentação. Sabemos que muitos problemas relacionados à saúde podem ser evitados ou amenizados com uma boa alimentação,” disse Tatiane.
A professora Hendy explicou que após o assunto ser amplamente trabalhado em sala de aula, na noite de segunda-feira, 17, os alunos passaram para a parte prática: fizeram um jantar coletivo com sopas, tortas e bolos com ingredientes saudáveis e sucos naturais. Algumas alunas com mais experiência na cozinha, trabalharam na confecção dos pratos e todos aproveitaram as delícias do cardápio balanceado e nutritivo. “A boa alimentação é muito importante em todas as fases da vida, mas principalmente é essencial para os nossos alunos que precisam de força e resistência para aproveitar melhor fase da vida: a melhor idade,” destacou a docente.
Para abrilhantar ainda mais o projeto, na quarta-feira, 19, os alunos tiveram uma palestra com a nutricionista Lilian Sayury que trabalha na Secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti). Ela abordou sobre os seguintes temas: “Guia de Alimentar Para a População Brasileira” e “Os 10 Passos Para Uma Alimentação Saudável”.
A professora Luciene falou que a alimentação é uma condição essencial para a sustentação da vida, para que o alimento seja correto tem que ser ingerido nas quantidades e variedades adequadas, caso contrário o organismo não desenvolve corretamente suas funções e acaba por não conseguir prevenir doenças. “Numa sociedade em que se valoriza cada vez mais os alimentos industrializados, de preparo rápido, cheios de conservantes e aditivos químicos, o assunto trabalhado nesse projeto na EMEB Engenheiro Chiozo Kitakawa foi mais que uma aula, foi uma prestação de serviço à comunidade”, relatou a professora.
Conforme o supervisor escolar, José Rosa Martins, este projeto beneficia os alunos e seus familiares no sentido de despertá-los a uma forma de vida saudável, os estimula a frequentarem as aulas, pois é um público que possui características peculiares quanto à forma de aprendizado e metodologias aplicadas e, nesse sentido, o acolhimento, a afetividade, a proximidade do conteúdo curricular com a sua experiência de vida.
O secretário de Educação, Fabiano Novais, explicou que a Semecti não tem medido esforços para atender a população com responsabilidade e qualidade nos serviços ofertados, sobretudo quando se trata de uma demanda que foi excluída socialmente pela educação e que hoje encontram a sua dignidade ao retornar aos bancos escolares.