Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino estão debatendo o alcoolismo em sala e aula, dentro do projeto Roda de Conversa que a Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo em parceria com o Núcleo Itaquaquecetuba da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo. O programa teve início nesta semana e prossegue até junho.
O alcoolismo é uma doença que atinge com maior frequência pessoas na faixa etária de 19 a 60 anos, mesma faixa etária dos alunos da EJA. Segundo dados do Hospital Israelita Albert Einsten, por ano são registrados mais de 2 milhões de caso no Brasil.
A primeira Roda de Conversa sobre Alcoolismo ocorreu na EM Profª Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo. Entre os objetivos da ação, segundo a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, estão “tratar a questão do alcoolismo de forma preventiva junto aos alunos da EJA, reconhecê-lo como doença e leva-los a atuar como agentes multiplicadores”.
Verônica lembra que há casos de alunos mais jovens do EJA que, devido a falta de oportunidades, chegam à unidade já trazendo em seu histórico de vida inúmeras situações que geralmente tendem a estimular a baixo autoestima. Por isso, muitos se refugiam no álcool ou em outros tipos de drogas e acabam abandonando novamente os estudos.
O presidente do núcleo Itaquaquecetuba da Associação Antialcoólica, Wilson Moisés Ribeiro da Silva, explicou que o objetivo da Roda de Conversa é apresentar a entidade aos alunos do EJA e difundir os princípios antialcoólicos, ajudando e apoiando na recuperação do dependente, devolvendo-o ao seio da família e a sociedade e resgatando sua saúde, sua moral, seu crédito e sua autoestima: “A informação é importante para todos os alunos porque qualquer um pode ter um parente ou um conhecido enfrentando o problema”.
Moisés Silva lembra que é muito importante que o dependente químico queira seguir o tratamento: “Ele precisa se conscientizar de que é portador de uma doença incurável, de determinações fatais”. O Núcleo de Itaquaquecetuba da Associação está localizada na rua: Arapuã, 100, no Jardim Luciana, e as reuniões ocorrem às sextas-feiras às 19h e aos domingos às 10h.