A EMEB Vereador Augusto dos Santos realizou a finalização do projeto “Nasce uma Estrela”, que trata de uma parceria da instituição com a empresa Estante Mágica, com a tarde de autógrafos dos alunos escritores.

O projeto foi desenvolvido durante todo o semestre com os alunos e, no dia 29 de novembro, pais e familiares, além da comunidade escolar puderam contemplar com muita alegria e emoção o autógrafo dos alunos/escritores.

Cabe ressaltar que todos os alunos da unidade escolar participaram do projeto e tiveram acesso à versão final do livro digital (e-Book) pelo site. Todavia, participaram da tarde de autógrafo as crianças que adquiriram junto à Estante Mágica, os exemplares físicos.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Maria da Penha Matos de Oliveira, o projeto ‘Nasce uma Estrela’ em parceria com a Estante Mágica despertou em especial no aluno o interesse pela produção de texto. “Sabemos que a maior dificuldade dos alunos é colocar em prática sua capacidade leitora e escritora, com o projeto esse processo se tornou mais prático”, disse. Já o diretor da unidade escolar, Eurico Fiame Rodrigues falou que o projeto se encerrou de maneira surpreendente: “Foi muito gratificante ver a emoção dos familiares e professores em receber o livro de suas “estrelas literárias”. Na nossa escola sempre estimulamos os alunos a prática da leitura, mas a parceria com a “Estante Mágica” possibilitou com que os alunos não só se tornassem leitores, mas também escritores de suas próprias histórias”.

Para a supervisora da unidade escolar, Vânia Cristina Silva Oliveira, o trabalho foi bastante enriquecedor na medida em que é preciso desde cedo formar leitores autônomos e que tenham prazer na leitura em que executam.

Segundo a secretária municipal de Educação Jane Moura Santos, ações como estas, além de incentivar o hábito da pesquisa e da leitura, estimula o aluno a produzir textos. “Então, eles se tornarão futuros cidadãos críticos e protagonistas de suas histórias”, concluiu Jane parabenizando toda a comunidade escolar e, sobretudo os alunos escritores. Na mesma direção, a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa explicou que trabalhar o estimulo à leitura e produção de textos, é inserir a criança ao universo do imaginário: “Nesse sentido, certamente para que os textos possuíssem a qualidade que alcançaram foi preciso que os professores os orientassem quanto saber o que queriam dizer em seus textos, a quem destinava a sua produção e qual o gênero e para isso, com certeza as crianças tiveram que exercitar de forma acentuada o hábito da leitura e da revisão continua”.