A Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), realizará no próximo dia 5 de julho de 2017, o 3º Concurso Estudantil de Quadrilhas Juninas do Sistema Municipal de Ensino.
O evento acontece a partir das 12h30 no Ginásio Municipal de Esportes “Sumiyoshi Nakaharada”, localizado na rua: Santa Rita de Cássia, 151 – Vila Japão – Itaquaquecetuba.
A ação agrega o calendário de eventos da Semecti e tem como objetivos incitar a prática das manifestações folclóricas, valorizar a cultura popular, estimular a sociabilidade e o congraçamento entre os alunos, funcionários e familiares.
Conforme regulamento, cada quadrilha junina da categoria Educação Infantil deverá se apresentar composta com no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) casais e do Ensino Fundamental deverá se apresentar composta com no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) casais vestidos a caráter visando valorizar os movimentos coreográficos, não perdendo a originalidade para o enriquecimento das apresentações, além dos protagonistas que realizarão a parte cênica, em caráter opcional.
Quanto ao tempo de apresentação, cada grupo do segmento educação infantil disporá de um tempo mínimo 8 (oito) minutos e máximo 12 (doze) minutos para sua apresentação, já os da educação fundamental deverão apresentar-se num tempo mínimo de 10 (dez) minutos e máximo de 15 (quinze) minutos, cronometrado por um membro da comissão organizadora a partir do anúncio do apresentador.
Todas as quadrilhas participantes serão avaliadas pela criatividade, originalidade, coreografia, vestimenta e animação. Em relação à premiação todas as equipes receberão certificados de participação alusivos ao evento e os alunos ganharão medalhas, além de troféus e prêmios, aos três primeiros colocados de cada categoria etária do certame. Também haverá troféus para a melhor torcida, melhor casal e melhor puxador.
De acordo com a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a intenção do evento é manter as tradições.
“Esse evento além de possuir um caráter agregador, ele possibilita a manutenção das tradições folclóricas e, portanto, da cultura popular, os alunos vibram, a escola se envolve, a comunidade e os familiares atuam de forma direta e indireta” concluiu a titular da pasta.