Escolas do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) finalizaram o seu semestre com diversas atividades culturais relacionadas às práticas de leitura, desenvolvidas pelo Projeto Sarau da EJA, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti).

Esta foi a 3ª edição do evento e a autonomia temática foi desenvolvida pelas próprias unidades escolares, diferentemente das edições anteriores em que o tema era proposto pela Semecti. O Projeto Sarau da EJA, visa incentivar práticas de leitura e ampliação do repertório de conhecimentos dos estudantes.

As atividades iniciaram no mês de junho, com a Emeb José Piacentini, que destacou-se com a Festa das Nações apresentando lendas e histórias da cultura japonesa, além de ambientar os alunos e convidados servindo uma refeição da culinária deste povo. Em seguida, foi a vez da Emeb Prof. Alceu Magalhães Coutinho, que apresentou poemas de diversos autores brasileiros que retratam o nordeste. Já a Emeb Vereador João Marques, mostrou culturas regionais brasileiras, momento em que foram demonstradas referências culturais de norte a sul do país por meio de poemas, canções e apresentações de danças pelos estudantes e professores.

Os estudantes da Emeb Prof. Paulo Nunes, orientada pelo tema “Poesia com Rapadura”, trouxeram leituras do autor Bráulio Bessa e várias canções populares.

Já no mês de julho, a Emeb Virgílio Marinho, propôs a apresentação de uma banda de repentistas acompanhadas de leituras de cordéis pelos alunos da EJA. A Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa desenvolveu o tema Copa do Mundo, e trouxe a prática de leitura de várias letras musicais e poemas sobre a história das copas do mundo e ainda um histórico sobre as seleções campeãs do futebol brasileiro. Por outro lado, a Emeb Guilherme Donizete da Silva dos Santos, concretizou um chá musical, com dramatizações, leituras de poemas de diversos autores brasileiros e estrangeiros. E, por fim, a Escola Municipal de Meio Ambiente (EMA) Nelson Barreto apresentou a história de Lampião com explanações, repentes regionais e leituras de cordéis, incluindo exposição de cordéis preparados pelos estudantes.

Segundo a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, essas ações desenvolvidas pela EJA contribuem para um melhor aprendizado e, sobretudo potencializa o protagonismo dos alunos da EJA, que precisam constantemente de motivação para continuar seus estudos: “Por meio deste Projeto Sarau da EJA é possível acionar as memórias dos lugares e de experiências de vida, de nossos alunos”. A secretária também parabenizou a todos.