A Secretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar de Itaquaquecetuba tem bons motivos para celebrar o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, comemorado nesta segunda-feira (07). Até agora, 33 toneladas de alimentos foram distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de instituições cadastradas no Banco de Alimentos.
A data foi lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, com o objetivo de chamar a atenção para ações que ajudem a prevenir os riscos de origem alimentar, além de auxiliar no direito à alimentação, saúde, agricultura, acesso ao mercado, entre outros. Neste ano, o tema é “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”.
A Secretaria possui um conjunto de ações que busca o direito de todos ao acesso regular e permanente aos alimentos de qualidade, em quantidade suficiente. O Banco de Alimentos estava com o cadastro desativado desde 2016, por falta de prestação de contas, mas com um trabalho assertivo o secretário reativou, com isso, muitas doações têm sido entregues quase que semanalmente pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), sem contar nas doações realizadas por agricultores de cidades vizinhas como Biritiba Mirim.
O prefeito Eduardo Boigues explica que todos possuem o papel de ajudar o próximo da maneira que melhor lhe couber. “Precisamos desempenhar nosso papel de cidadão e garantir que os alimentos consumidos sejam de qualidade, que cheguem para a população que tem fome. A alimentação segura é essencial para promover a saúde”, explica Boigues.
Para o secretário da pasta, Aparecido Ribeiro de Almeida, o Magrão, as doações dos alimentos são importantes, mas para isso foi preciso trabalhar com boa vontade e determinação. “Pegamos uma Secretaria inoperante. Em 77 dias distribuímos mais de 30 toneladas de alimentos que atendeu mais de 7.500 famílias, sem custos para os cofres públicos. São muitos motivos para comemorar o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos”, replica Magrão.
Até o momento, a Secretaria tem 55 entidades cadastradas, que atenderam 7.538 famílias, nesses 77 dias de trabalho efetivo do Banco de Alimentos- a primeira distribuição. Todos os produtos são retirados no mesmo dia em que chegam até o Parque Ecológico, que sedia o Banco de Alimentos. Entre os produtos entregues, há leguminosas, verduras e frutas.
Os interessados em realizar doações podem entregar diretamente na rua Cabrália Paulista s/n, bairro Estação, ou ainda entrar em contato pelo número (11) 4642-2121.