A biblioteca da Emeb Ítalo Adami, no Morro Branco, em Itaquaquecetuba, foi inaugurada na última quinta-feira (18) e recebeu a doação de livros e equipamentos do grupo Eilat, pertencente à ONG Na’Amat/SP. Materiais didáticos e brinquedos também foram cedidos pela Denise Kracochansky.


“Nossas crianças foram agraciadas com essa maravilhosa doação, que vai possibilitar acesso à leitura e ampliar a visão de mundo, senso crítico e oportunizar aos estudantes conhecimentos diversificados”, disse o secretário de Educação, Lucas Costa. 


O grupo Eilat, da Na’Amat/SP, tem por objetivo realizar trabalho beneficente de doação de livros às escolas ou comunidades para a formação de salas de leituras e bibliotecas. Leonor Kasinsky foi ao evento representando a presidente da Na’Amat/SP, que se chama Sheila Szymonowicz, e mais doze voluntárias da ONG estiveram presentes. 


As 190 crianças que participaram da inauguração da sala de leitura receberam um lanche oferecido pelas voluntárias. Já os professores e demais convidados ganharam marcadores artesanais para livros, confeccionados por Etla Adler. 


“Muito nos honra a parceria com uma instituição conceituada como a Na’Amat e as ações que o terceiro setor estabelece com o poder público municipal são muito relevantes para auxiliar em uma educação equitativa e de qualidade”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues. 


Antes do descerramento da fita inaugural, os estudantes apresentaram a peça teatral ‘Liloca, a formiga distraída’, tema de um dos livros da escritora Maria Antonia Pietrucci Gonzales, que também fez doações de livros infantis à unidade escolar e esteve presente durante a solenidade. 


“Ficamos gratos com essa importante doação de livros e da  placa inaugural. Os exemplares vão promover e estimular a prática de leitura e a criação de um espaço adequado”, afirmou o diretor da escola, Jaudir Santos. 


A coordenadora do grupo Eilat, da Na’Amat/SP, Helen Hirschfeld Danila, agradeceu à instituição pelo suporte, infraestrutura e estímulo, ao grupo Eilat pelo trabalho de criação de bibliotecas e estendeu os agradecimentos à Na’Amat Brasil pelo incentivo e apoio, ao prefeito, ao secretário, ao diretor da escola Jaudir Santos, à supervisora Tatiana Cristina da Silva e ao empenho das professoras Mônica Aquino, Maria da Glória Queiroz da Silva, Marcia Aparecida da Silva e Sandra de Paula na organização do evento.


“A Na’Amat atua em vários países e seu nome hebraico significa trabalho e voluntariado de mulheres. A organização foi criada em 1921, em Israel, por idealistas visionárias e pioneiras, tendo Golda Meir, uma das mulheres mais atuantes na história de Israel, como fundadora e presidente”, explicou a presidente da Na’Amat Brasil, Clarice Schucman Jozhef. As atividades no Brasil e em São Paulo foram iniciadas em 1948.