O Bolsa Empreendedor, programa estadual desenvolvido em parceria com o Sebrae e as prefeituras como forma de apoiar os munícipes durante a pandemia, recebeu cerca de 500 inscrições de Itaquaquecetuba este ano e está agindo em três frentes: capacitação, formalização e auxílio financeiro de R$ 1 mil.

O programa é destinado às pessoas desempregadas, informais ou MEIs já formalizados. Para atendimento da demanda de inscritos no programa, turmas (presenciais e virtuais) foram formadas para receberem a capacitação denominada Descomplique, com duração de 20 horas, que aborda assuntos relacionados ao conceito de empreendedorismo, noções de marketing, finanças, formalização e crédito.

Para cumprir todas as etapas do referido programa, os informais deverão migrar para o mercado formal. Vale destacar que as capacitações continuarão sendo oferecidas em diversos pontos da cidade até que os inscritos possam cumprir todas as etapas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila, tem visitado algumas das salas. “A ação é uma boa forma de sair da inércia, se preparar e enfrentar o mercado em busca de melhores condições de vida, contribuindo também para o crescimento da economia local”, disse.