A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo em Itaquaquecetuba foi prorrogada até o dia 27 de setembro. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da imunização, sendo esta ação voltada para vacinar crianças de 1 ano a menores de 5 anos.
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a campanha foi estendida para atingir a meta de vacinar 22.200 crianças, sendo que já foram imunizadas 18.548 crianças contra a pólio e 18.541 contra o sarampo.
As vacinas são encontradas nos postos de saúde da cidade, que funcionam no horário das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. É recomendado apresentar o cartão de vacinação da criança.
Ao longo da campanha que iniciou no mês de agosto, foram realizados também na cidade três sábados de mobilização chamados de ‘Dia D’. Após notificação oficial do Estado, a ação que já tinha sido estendida inicialmente até o último dia 14, agora segue até o dia 27.
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença.
O órgão federal também informou que a Poliomielite, chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.