A campanha de vacinação contra influenza segue em Itaquaquecetuba imunizando os grupos prioritários. Neste momento, as vacinas estão sendo distribuídas para profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os funcionários do sistema prisional, os adolescentes 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade. Nesta segunda etapa também podem se vacinar os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A segunda fase da campanha de vacinação começou no dia 16 de abril. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município pouco mais de 32 mil pessoas de Itaquaquecetuba estão imunizadas contra os 3 subtipos do vírus da gripe, a Influenza B, H1N1 e H3N2.

Os atendimentos estão sendo feitos nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF), de forma organizada e seguindo todas as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde para evitar aglomerações nos postos, onde a vacinação acontece das 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.

A campanha de vacinação contra gripe vai até o dia 25 de maio e este ano foi dividida em três partes. A primeira foi destinada aos idosos e profissionais da saúde. A segunda está em vigor e a última etapa começa em 9 de maio e será destinada aos professores da rede pública e privada, as crianças de 6 meses até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas assim como as pessoas com deficiências.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A meta de Itaquaquecetuba é imunizar no mínimo 90% do grupo prioritário que corresponde a mais de 93 mil munícipes.

ATENDIMENTO NOS POSTOS – De acordo com a Secretaria de Saúde devido às medidas preventivas contra o novo coronavírus, as consultas eletivas precisaram ser suspensas e os atendimentos dos postos estão funcionando somente para os serviços indispensáveis – os dentistas estão atendendo somente os retornos, pós-operatórios e emergências, assim como as consultas de pré-natal, puericultura (até 3 meses de idade) e colposcopia também estão mantidos. Diante deste cenário, as vacinações nos postos serão aplicadas em tendas na área externa de cada unidade de saúde, seguindo todas as orientações para evitar aglomeração de público.


Confira os endereços dos postos de saúde de Itaquaquecetuba

UBS Centro – Rua João Vagnotti, 221, Centro

UBS Monte Belo – Rua Arujá, 25, Monte Belo

UBS Jd.do Carmo – Rua Jaú, 26, Jd. do Carmo

USF Miray – Rua Maringá, 865, Jd. Miray

UBS Morro Branco – Rua Rio Grande do Sul, 585, Aracaré

UBS Jd. Odete – Rua Visconde de Taunay, 270, Altos Itaquá

UBS Jd. Caiuby – Estrada dos Índios, 1125, Jd. Caiuby

UBS Pq. Marengo – Avenida Gonçalves Dias, 1805, Pq. Marengo

UBS Recanto Mônica – Rua Mobuca, 176, Rec. Mônica

USF Nicea-Louzada – Rua Diamante, s/n,  Jd. Nicea

USF Jd. Josely – Rua Floresta, 43, Jd. Josely

USF América – Avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2500, Jd América

UBS Maragogipe – Rua Paulistana, 95, Jd. Maragogipe

UBS  Paineira – Rua  Serra do Paranapiacaba, 374, Jd. Paineira

USF Pq. Piratininga – Rua Teófilo Braga, 147, Pq. Piratininga

USF Pequeno Coração – Rua Frei Caneca, 280, Pequeno Coração

UBS Caic – Rua Santa Catarina, 382, Morro Branco



Cronograma de vacinação:

Grupos prioritários

1ª Fase – 23/03/20

Idosos 60 e + anos e Trabalhadores da Saúde

2ª Fase – 16/04/20

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições
clínicas especiais

Funcionários do sistema prisional

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade

Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários

3ª Fase –  09/05/20

Professores da rede pública e privada

Crianças (6m a < 5 anos)

Gestantes

Puérperas

Povos indígenas

Adultos 55 a 59 anos

Pessoas com deficiências