Mesmo sem orçamento, o Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba abriu as portas para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Todos os assistidos recebem em algum momento de necessidade cesta básica, roupa, cobertor e até mesmo direcionamento para outros equipamentos públicos assistenciais.

Em 2021 foram arrecadados 4,5 mil cobertores com a campanha de inverno e 20 mil cestas básicas. Neste ano, já são mais de 2,5 mil cobertores com a campanha de inverno, 2 mil peças de roupas e 3 mil cestas básicas.

“Cestas básicas e cobertores são os itens mais procurados, mas também ajudamos com outros itens como cadeira de rodas e maca. Tudo isso conseguimos com a ajuda de parceiros e da população que se solidariza e acredita em nosso trabalho”, contou a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Mila Prates Queroz.

A Casa de Cursos foi inaugurada em abril deste ano com o propósito de dar qualificação para as pessoas de baixa renda. Até o momento, mais de 70 alunos já de formaram em cursos de culinária, depilação, maquiagem, manicure, cabeleireiro, entre outros.

O EcoItaquá também é um dos carros-chefes da gestão e tem feito uma revolução na cidade. A proposta, pensada junto à Secretaria de Meio Ambiente, visa promover ações de educação ambiental e deu tão certo que se tornou case de sucesso.

No EcoBazar, localizado no centro da cidade, a população pode levar tampinhas ou caixas de leite longa vida e trocar por produtos de higiene, alimentos e itens de papelaria, por exemplo. Desde a inauguração no fim do ano passado, foram recolhidas 108 mil caixas Tetra Pak e 1,5 tonelada de tampinhas.

A Gincana Solidária movimentou as escolas municipais em parceria com a Secretaria de Educação e também foi um sucesso. Foram 16 toneladas de alimentos, 1 tonelada de tampinhas e 20 mil caixas Tetra Pak arrecadadas.

“Os resultados que tivemos com as ações do Fundo Social mostram que o trabalho não pode parar. Temos conseguido ofertar assistência para as famílias em situação de vulnerabilidade e queremos engajar cada vez mais empresários nessa causa”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.