Desde 1º de agosto, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão passando nas residências para realizar o Censo Demográfico 2022, um estudo estatístico da população para ajudar a definir políticas públicas e investimentos de acordo com a realidade de cada município. Em Itaquaquecetuba, mais de 52,8 mil entrevistas já foram realizadas.

Com a prorrogação do Censo até o início de dezembro, a prefeitura está reforçando as orientações para que os munícipes participem do processo de coleta e contribuam com a contagem. Isso porque 3,5 mil pessoas recusaram responder, mais de 7,6 mil domicílios estavam vagos e outros 12,4 mil moradores não foram encontrados.

Em meados de outubro, 40 vagas temporárias para recenseadores foram abertas para ampliar o número de entrevistas diárias. “Com a prorrogação, chamamos mais pessoas para trabalhar e assim ampliar a nossa cobertura mais rapidamente”, destacou o coordenador de área do IBGE, Thiago Carvalho Bayerlein.

A pesquisa consiste em dois questionários: o básico, com 26 quesitos, e o ampliado, com 77. Para facilitar a identificação dos profissionais, a população pode fazer o reconhecimento pela bolsa, colete, boné e crachá com QRCode usados. Se ainda ficar na dúvida, é possível confirmar a identidade pelo site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.

“É muito importante que a população participe atendendo os colaboradores do IBGE e respondendo corretamente as perguntas porque é por meio delas que recebemos investimentos em áreas de maior necessidade de acordo com a realidade do município”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.