Teve início nesta sexta-feira (24 de março) as aulas de alfabetização para pessoas com mais de 60 anos, que frequentam o Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba (CEMI), toda sexta-feira, das 13h às 17 horas.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a socialização e a alfabetização dos idosos do município, oferecendo conhecimentos básicos em português e matemática.
De acordo com o coordenador do Centro de Convivência da Melhor Idade, Benny Tsugiyama, a intenção é que a partir dos conhecimentos adquiridos em aula, os idosos tenham mais independência e autonomia.
“Muitos aprendem a ler e a escrever a partir desse projeto. Pra eles essa conquista tem muito valor e nós incentivamos que eles continuem aprendendo cada vez mais para que tenham autonomia e dependam cada vez menos da família. Normalmente eles têm vergonha de voltar para a sala de aula, mas com a gente no Centro de Convivência eles se sentem em casa”, explicou o coordenador.
Qualquer pessoa com mais de 60 anos pode se inscrever e participar das aulas, desde que esteja cadastrada no Centro de Convivência de Itaquá. Atualmente as aulas de alfabetização contam com 30 alunos matriculados.
Além disso, no Centro de Convivência da Melhor Idade atualmente também são oferecidas gratuitamente pela gestão municipal atividades como ginástica, pilates, musculação, alongamento, expressão corporal, dança de salão, aula de violão, coreografia e artesanato. O espaço funciona na Rua Manoel Garcia, 160 – Centro (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). Os idosos também contam com serviços de manicure, pedicure, cabeleireiro, apoio médico e outros benefícios ao longo do ano. Mais informações: 4753-3370.