O Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaquaquecetuba lançou nesta sexta-feira, 18, o primeiro vídeo institucional na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é democratizar a informação e oferecer aos surdos acesso aos serviços e campanhas oferecidos pelo município. O primeiro vídeo faz um alerta para os cuidados da saúde da mulher baseada na campanha Outubro Rosa, sobre prevenção aos cânceres de mama e útero.
A produção dos vídeos em Libras foi possível a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), por meio do projeto Colibri, que oferece aulas de Libras e intérpretes para alunos surdos da rede municipal. A coordenadora pedagógica do Colibri, Eliete Carvalho Silva de Jesus, está à frente desta parceria. A interpretação ficou por conta de Márcia Alves.
Para o diretor de Comunicação, Jucélio Salvador, a iniciativa visa ampliar a oferta de informação para um público que, até então, não era contemplado. “A partir de agora os surdos terão um material informativo próprio e direcionado para que saibam quais sobre os principais serviços que são oferecidos no município. É um direito deles terem informações em Libras e estamos tornando isso possível por meio desta parceria”.
O conteúdo será elaborado conjuntamente pelas jornalistas Sandra Paulino e Natachy Araújo e as intérpretes. A produção fica a cargo dos fotógrafos e cinegrafistas Osvaldo Birke e Antonio Marcio e a edição com Jonathan Andrade. A arte gráfica leva a assinatura da publicitária Camila Laguna.
Os vídeos serão disponibilizados nas redes sociais oficiais da Prefeitura e poderão ser compartilhadas para um maior alcance da comunidade surda.