COMUNICADO OFICIAL – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Por falta de repasses de vacinas por parte do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba não fará a Campanha de Vacinação Antirrábica no mês de agosto e setembro como de costume.

No município, o Centro de Controle de Zoonoses segue com as ações de vacinação de rotina, destinado aos animais que entram no CCZ e nos pontos considerados de risco, como os casos de protetores e acumuladores, que possuem mais de 20 animais.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que apesar da imunização e da campanha anual serem extremamente importantes, não há motivo para pânico, uma vez que as cidades do Estado de São Paulo estão fora da área de risco para transmissão de raiva. As informações foram passadas via comunicado oficial da Secretaria de Estado da Saúde.

Além disso, Itaquaquecetuba não possui registros de casos de raiva em animais e nem em humanos nos últimos anos.

Caso o Ministério da Saúde disponibilize doses em quantidades suficientes para vacinar toda a população canina e felina do município, a Secretaria Municipal de Saúde organizará uma campanha para vacinação em massa.

Em 2018, o Centro de Controle de Zoonoses vacinou 26.894 cães e 6.416 gatos.