Cerca de 150 pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itaquaquecetuba. Foram aprovadas 6 propostas ao final dos debates que contou com a participação de usuários da rede de atendimento da assistência social, servidores, entidades e movimentos sociais. A lista com as sugestões serão levadas para apreciação do poder público e também para a etapa estadual da conferência.

Sob organização do Comas e com o tema: “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS na Cidade de Itaquaquecetuba”. Foram debatidos três eixos. São eles: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social; Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios e Participação e Controle Social no SUAS.

O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Costa, o adjunto, Benny Iwao Tsugiyama, o secretário de Esportes, Ronaldo Nava, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Crisely Cunha, e a palestrante Ane Carolina Almeida Laerte.

Para Fabiana, a conferência só atinge seu objetivo quando há presença da sociedade no debate. “É através da participação popular que os governos passam a pensar e refletir sobre as políticas que os afeta”, enfatizou. Crisely Cunha afirmou que a conferência atingiu seu objetivo ao proporcionar a reflexão com todos os envolvidos no SUAS.

Durante a conferência forma eleitos os delegados que irão levar as propostas na etapa estadual. Representando os servidores: Vinicius Batista de Souza; Edisonia Barbosa Souza da Silva; Joana Oliveira Nunes e Cristiane Teixeira da Silva. Representando as entidades: Rosana Rodrigues da Silva (Associação Cultural, Artes, Lazer, Educação, Dança, Esportes e Entretenimento – Acaledee) e Cecília Batista do Instituo de Incentivo à Vida. Representando os usuários foram eleitos: Nielce Mendonça e Jonas de Oliveira Santos (titulares) e Claudio Mendes e Lúcio Mauro (suplentes).

Foram aprovadas as seguintes propostas:

. Formação de comissão composta por usuários e trabalhadores para acompanhar orçamento e plano de assistência para cada unidade do Cras;

. Investimento em recursos humanos e aumento salário de funcionários;

. Acessibilidade para todas as deficiências;

. Criação de acolhimento para pessoas em situação de rua (masculino e feminino);

. Criação do Conselho Gestor no ano de 2020;

. Educação permanente continuada para usuários e trabalhadores;