Na manhã desta quinta-feira, o Conselho Municipal da Assistência Social (Comas) de Itaquaquecetuba realizou uma capacitação para seus integrantes sobre a importância da entidade e o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti).
O Comas é um conselho deliberativo e fiscalizador que tem ação direta sobre as entidades do município. Segundo a presidente do Conselho, Crisely Cunha, é importante as constantes capacitações dos conselheiros para aprimorar o trabalho desenvolvido. Foram convidados para a oficina o secretário de Administração e Modernização, Renato Moreira, e a assistente social Tamara Eronosov Gomes.
Moreira traçou um historio da evolução do conceito de assistência social no Brasil até a Constituição de 1988 e o marco do reconhecimento das políticas sociais e dos direitos humanos. Foi a partir da chamada “Constituição Cidadã” que o país começou a desenhar uma estrutura de atendimento em rede e formatar o SUAS e outros organismos de ação, controle e participação na assistência social.