Relatório apresenta avanços e melhorias na atenção primária e ações de saúde materno-infantil

O Conselho Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba realizou, na quinta-feira (25 de abril), uma reunião ordinária para discutir e aprovar importantes documentos que refletem o comprometimento e a transparência da gestão em saúde no município. Os principais pontos de discussão incluíram o Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2023 e a prestação de contas do 3º quadrimestre.

O RAG destacou avanços significativos na saúde pública, com melhorias na atenção primária e ações de saúde materno-infantil, além de enfatizar a integração comunitária e intersetorial na gestão da saúde.

Representando a secretária de Saúde, Ariana Julião, estava presente a secretária adjunta de Saúde, Kelly Gasparini, que reforçou a importância desses avanços durante a apresentação. “O relatório é um dos instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde. É por meio desse documento que são demonstrados os resultados alcançados na atenção integral à saúde. Com ele é possível verificar a efetividade e eficiência na execução das atividades”, disse.

O conselho também apresentou a prestação de contas do 3º quadrimestre e confirmou a correta aplicação e alocação dos recursos financeiros, evidenciando um esforço contínuo na melhoria dos serviços de saúde pública. O município excedeu a obrigação legal de aplicação de recursos na área, destinando 29,63% da receita de impostos para o setor, superando o mínimo de 15% exigido por lei.

Durante a reunião, também foi destacada a participação comunitária ativa no processo de gestão. “O conselho tem se empenhado em ouvir as reivindicações e sugestões da população, oferecendo um espaço importante para a comunidade expressar suas necessidades e preocupações, garantindo assim uma gestão mais inclusiva e responsiva”, disse o presidente do conselho, Ricardo Nogueira.

“A aprovação das contas pelo Conselho Municipal de Saúde evidencia o empenho contínuo da nossa gestão na aplicação criteriosa e transparente dos recursos públicos destinados à Saúde. Isso demonstra não apenas a fiscalização rigorosa desses recursos, mas também a efetiva participação da comunidade no planejamento e na implementação das políticas de saúde”, enfatizou o prefeito Eduardo Boigues.

Com o respaldo da administração pública, a reunião do Conselho Municipal de Saúde foi um marco importante para a gestão de saúde da cidade. “O prefeito Eduardo Boigues tem apoiado iniciativas que promovem transparência e participação comunitária, princípios que foram claramente observados na aprovação do RAG e na avaliação das contas do 3° quadrimestre de 2023”, finalizou o presidente.