As famílias contempladas no Conjunto Residencial Altos do Pinheirinho, em Itaquaquecetuba, assinaram nesta sexta-feira (3), os contratos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

O evento, que foi realizado na sede da Secretaria de Cultura, foi marcado pela emoção das pessoas no momento da realização do sonho da casa própria. Muitos foram às lágrimas ao final do processo, mostrando com orgulho os documentos que lhes dão o direito a moradia.

É o caso do senhor Ademir Fernandes da Silva, casado, pai de três filhos, que morava em um imóvel alugado por R$ 450 no bairro da Pedreira, sem energia elétrica e agora irá para sua casa própria, com prestação de R$ 80 por mês e com toda infraestrutura.

“Não tínhamos televisão e nem geladeira, mas agora tudo vai mudar, estamos realizando um sonho, Deus nos abençoou”, disse Silva.

Quem também vai mudar de vida é o vigilante Antônio Correia, morador do Mascarenhas, uma área de risco que sofre constantemente com os alagamentos do Rio Tietê e que agora irá para um local seguro e próprio.

“Sofro há 47 anos com os alagamentos no Mascarenhas, mas era o lugar que eu tinha para morar, não dava pra deixar tudo para trás, hoje tenho uma alegria imensa em dizer que vou para um lugar melhor”, comentou Correia.

Para o casal de vendedores autônomos Cristiano Ítalo dos Santos e Gisele Ribeiro dos Santos, moradores da Vila Ferreira, a mudança para o Conjunto Pinheirinho irá garantir a segurança das filhas de 6 e 1 ano, além da melhoria na qualidade de vida da família.

“Moramos em um imóvel em área de risco, próximo ao córrego, e temíamos pela segurança de nossas filhas, agora tudo vai melhorar, elas terão lazer e segurança e terão até um quarto só para elas, agradeço a Deus, ao Dr. Mamoru e a Secretaria de Habitação pelo grande trabalho que eles fizeram”, afirmou o marido.

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima disse que a entrega dos apartamentos deve acontecer entre o final de fevereiro e o começo de março.

“Dependemos da liberação do Ministério das Cidades, por mim entregaria o quanto antes, mas temos que respeitar os trâmites e acredito que até o começo de março todos possam ir para suas casas”, falou Nakashima.

Em 2017 serão entregues mais de 1452 moradias para a população de baixa renda, 612 unidades no Empreendimento Altos do Pinheirinho – Jd Caiuby, estrada do Cuiabá, e mais 840 no Empreendimento Residencial Lebani – na estrada do Campo Limpo.

Segundo Mamoru, os investimentos em habitação irão continuar na cidade. “Estamos concluindo uma etapa importante para a Habitação em Itaquá. É um momento especial para o município, principalmente para essas pessoas que tanto sonham com a casa própria, por isso continuaremos trabalhando para buscar outros projetos de moradias que beneficiem o cidadão de Itaquá”, disse Mamoru.

Entre os novos projetos citados pelo prefeito está a PPP (Parceria Público Privada) firmada com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), para a produção de 4 mil unidades, na Fazenda Albor, na divisa de Itaquá, Arujá e Guarulhos, com previsão para 2018.