Foi ao som do rastapé e da tradicional quadrilha que a melhor idade fechou com chave de ouro as atividades da Ação Comunitária do mês de julho no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caiuby. A partir de um diagnóstico levantado pela equipe, verificou-se que a maioria dos participantes é composta por migrantes nordestinos e dos estados de Minas Gerais e Paraná. Com essas referências, foi organizada uma programação que lembrou as raízes destas pessoas por meio da dança e música.
O filme “Luiz Gonzaga – Biografia em Cordel” foi uma das atrações. A história do “Rei do Baião” retrata a saga do sertanejo que sai em busca de seu sonho. Durante o filme, muitos participantes se emocionaram. De acordo com a coordenadora do Cras, Cristiane Teixeira, durante os últimos meses foram abordados aspectos da cultura popular brasileira, sobretudo a nordestina. Tanto as crianças quanto a melhor idade fizeram apresentações de música e dança.
Outro tema que foi trabalhado no Cras foi a exploração do trabalho infantil. Para isso, foram utilizadas músicas do folclore como o “Garoto do Amendoim” de Ary Lobo (1960) e “Menino da Porteira” de Teddy Vieira e Luis Raimundo (1955), em que ambas retratam a vida de crianças que trabalhavam para trazer o sustento para suas famílias.
Segundo Cristiane, este resgate das memórias em seus diferentes aspectos e debate sobre temas eleitos pela própria comunidade são de vital importância para as atividades de convivência, socialização e de conscientização. Também contribui para que haja uma interação entre as gerações.