A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itaquá, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – Cras do Jardim Caiuby realizou uma exposição de brinquedos intitulada de ‘Infância Ferida’, na Escola Estadual Roque Barbosa de Miranda, no bairro Jardim Josely. A ação que aconteceu na quarta-feira (20/06), das 9h30 às 15h30, teve o objetivo de prevenir a violação de direitos das crianças e informar sobre canais de denúncia.

De acordo com informações da coordenação do Cras Caiuby, o evento também lembrou o Dia Mundial contra a Agressão Infantil, celebrado no dia 4 de junho.

A temática foi trabalhada além da exposição, com exibição de vídeo informativo e entrega de material com orientações sobre o assunto e, ainda, com a proposta dos alunos realizarem trabalhos em sala de aula, como desenhos e frases que demonstram o que para eles são castigos físicos e psicológicos e como eles idealizam um dia feliz com suas famílias e o que sugerem quando acontecem situações como o descumprimento de regras e tarefas em substituição aos castigos.

O evento alcançou aproximadamente 500 alunos do 2º ao 6º ano, entre os períodos da manhã e da tarde. Os desenhos e frases elaborados serão recolhidos pela equipe do Cras na próxima semana, pois o foco é desenvolver uma nova exposição com estes trabalhos em outros espaços públicos municipais, através de parcerias entre Secretarias Municipais. A meta é multiplicar a ação preventiva.