Com objetivo de orientar as pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caiuby realizou na manhã desta terça-feira, 6, a Oficina de Empregabilidade. Outro foco da ação foi motivar o empreendedorismo e auxiliar quem está em busca de ter o próprio negócio ou até mesmo ter apenas uma renda complementar.

A oficina foi ministrada pela facilitadora do programa Time do Emprego da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maria de Lourdes Souza. Durante a atividade ela identifica o perfil dos participantes e aborda quais as oportunidades podem ser encontradas a partir das atividades e habilidades do grupo.

Este foi o caso de Rosangela Maria dos Santos, de 46 anos, que começou a participar das aulas de crochê oferecidas pelo Cras e hoje já produz peças para serem vendidas. “Eu sou outra pessoa. Fiz o curso e já consigo ajudar na renda de casa”. A Angélica Santos Santana coleciona várias oficinas em seu currículo. Concluiu as aulas de manicure, crochê, design de sobrancelha, pintura em tecido e corte e costura. Segundo ela, faz de tudo um pouco e consegue também ter sua renda própria.

Tem ainda o caso da Irani Conceição dos Santos que iniciou o curso de culinária para tratar de uma depressão. Viu uma oportunidade de negócio e abriu uma lanchonete em parceria com a nora. Atualmente, vendem doces, bolos e salgados e também conseguem se manter a partir do empreendedorismo.

Maria de Lourdes reforça que mais do que produtos e serviços, essas empreendedoras vendem tempo, praticidade, beleza. “Isso tudo é o que o empreendedor precisa enxergar que há no seu negócio para que possa valorizar o seu trabalho”, disse.