Cras do Caiuby faz Campanha de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Caiuby preparou uma programação especial para o “Faça Bonito”, uma campanha de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade irá abranger a comunidade atendida e alunos de escolas estaduais dessa região.

Uma das atividades é a mostra “Mobilize Defenda Direitos” que está em sua terceira edição e já foi exposta em outros pontos da cidade. As telas são expressões das crianças e adolescentes assistidas pelo Cras sobre a temática da campanha.

Neste ano, as telas serão expostas no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) na Rua Araguari, 74, na Vila Virgínia, e no Conselho Tutelar na Rua Vereador José Barbosa de Araújo, 60, com início nesta terça-feira, 21, até dia 31 de maio. A mostra acontecerá em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Turismo com a curadoria de Jandir Jorge Souto, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Tutelar.

A Campanha também alcançará as escolas estaduais José Gama de Miranda, Professor Carmem Netto dos Santos, Residencial Vilagge, Joaquim Gonçalves Ferreira da Silva e Doutor Ervin Horvath, por meio de Painel Interativo elaborado por usuários e trabalhadores do CRAS, com alusão à Campanha Faça Bonito.

O painel possui metragem 3,0 largura X 1,40 altura e contém descrição: ” Faça Bonito 18 de Maio CRAS Caiuby”. Na lateral há uma Flor Amarela – símbolo da Campanha. As crianças e adolescentes poderão responder a pergunta: De que forma podemos prevenir e enfrentar a violência Sexual contra Crianças e Adolescentes? “Refletimos que esta é uma metodologia simples, mas com potencial para disparar reflexões a respeito desta problemática, tanto para quem responde quanto para quem lê”, explica a coordenadora do Cras, Cristiane Teixeira.

O CRAS também realizou exposição de vídeo educativo “História de Pipo e Fifi” com objetivo de educar crianças e adolescentes assistidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para autoproteção e reconhecer o “Toque do SIM” e “Toque do Não”. Foram objetivos principais da campanha prevenir e enfrentar esta violação de direitos e divulgar canais de denúncia e provocar reflexões a respeito deste crime.