Levar a conscientização ambiental para toda a comunidade, desenvolver ações efetivas para cuidar dos rejeitos e ainda cuidar das áreas verdades são atividades que compõe o projeto “Gentileza Verde” que está sendo promovido no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caiuby. A ação tem duração de seis meses e tem como foco as crianças e idosos.
De acordo com a coordenadora do Cras, Cristiane Teixeira, as ações ambientais têm ocorrido desde 2017 na unidade. Porém, no último diagnóstico foi apontado que o público queria mais ações sobre “ambiente saudável”. A partir desta demanda surgiu a parceria com a equipe de voluntários do “Gentileza Verde” e do movimento Objetivo Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Foi indicada essa problemática ambiental. Um exemplo é que o bairro tem coleta de lixo três vezes por semana, mas as pessoas ainda jogam lixo na rua. Então é um problema de conscientização”, afirma Cristiane.
As atividades iniciaram na última segunda-feira, 15, e seguirão até janeiro. Segundo a representante da ODS, Maria Aparecida da Silva, as ações visam à sustentabilidade e qualidade de vida, com o fomento dos 17 objetivos da ONU. O grupo realizou a limpeza e poda as plantas dentro da unidade do Cras, foram construídas composteiras e realizado o plantio de mudas. Outra ação que deve ser realizada é orientar sobre a coleta de óleo de cozinha e uma oficina de sabão a partir da reutilização deste produto.
Débora Cristina da Silva, voluntária da “Gentileza Verde” reforça que o importante é levar essa conscientização para as crianças e adultos. Mas esta ação não deve se restringir ao Cras, o grupo irá também levar o projeto para a comunidade do entorno com mutirões de limpeza e envolvimento das famílias.