O planejamento das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Morro Branco foi elaborado em conjunto com o público atendido. Hoje, (26/02) dois encontros serviram para listar os assuntos mais requisitados por eles para serem abordados ao longo do ano. Entre as sugestões, depressão, violência contra a mulher e alcoolismo.

Todos os meses as pessoas que são atendidas pelo Cras – as beneficiárias de programas de transferência de renda – participam de atividades na sua unidade de referência. Parte das ações já consta de um calendário pré-definido. “A gente se adequa a realidade da nossa demanda e os parceiros que temos”, explica a coordenadora do Cras, Sebastiana Lima Siqueira de Carvalho. Ela adianta que no próximo mês será abordado o tema “Risco Estrutural”, focado em casas localizadas em áreas de risco e passivas de alagamento. Neste caso, a palestra contará com apoio da Defesa Civil de Itaquaquecetuba que prestará os devidos esclarecimentos.

Outras atividades são elaboradas com base na sugestão das famílias. O encontro de hoje (26/02) comandado pela técnica, Renata Rodrigues Pinto, foi realizado justamente para saber quais os assuntos que eles queriam que fossem abordados nos meses seguintes. Os problemas ocasionados pelo consumo excessivo de álcool, drogas e narguilé, como identificar a depressão e os direitos da mulher vítima de violência doméstica foram listados pelos participantes. Os temas irão compor a grade de programação do Cras com palestras feitas por convidados que irão falar sobre o tema e também indicar quais os serviços públicos municipais à disposição. “Como vamos saber o que o município oferta se eu nem sei dos meus direitos? É aqui que vamos esclarecer tudo isso”, afirmou Renata ao público presente.

A coordenadora do Cras também reforça o objetivo dos encontros. “Essas são reuniões de cunho informativo em que as pessoas tiram as suas dúvidas e recebem os devidos encaminhamentos aqui mesmo”, afirma Sebastiana. O Cras Morro Branco está localizado na Avenida Ítalo Adami, 2.170.