Com objetivo de ajudar as famílias a identificar situação de bullying com filhos e amigos o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Quinta do Boa Vista realizou ontem e hoje (28/02) palestras sobre o tema. Nesta região, são frequentes as queixas de apelidos com conotação pejorativa e intimidação, tanto que o Cras irá expandir essa discussão para escolas públicas do entorno.

A coordenadora do Cras, Érika Miller Santos, explica que a escolha do assunto partiu da própria comunidade atendida que presencia casos de bullying por questões sociais e étnicas. “Aproveitamos esse início das aulas para abordar o tema, aproveitando que os estudantes voltaram para a escola e é lá onde muita coisa acontece. Queremos também fazer esse mesmo diálogo na própria escola”, disse.

Segundo a técnica e palestrante, Givanilda Maria da Cruz, uma das formas do bullying é quando alguém pega uma característica e reforça aquilo de maneira negativa. “Cada um tem uma característica. O importante é respeitar cada um”, afirmou. Ela listou alguns comportamentos que podem ajudar os pais a identificar quando o filho é alvo de intimidações. “Pode ocorrer de a criança estar feliz o fim de semana inteiro, mas no domingo à noite começa a ficar triste. Isso é um sinal de que na escola há um problema. Essa alteração em comportamento precisa ser acompanhada pelos pais”. Givanilda também destacou que muitos adolescentes se sentem tão pressionados e infelizes que podem vir a entrar em depressão e atentar contra a própria vida.

Se quem sofre esse tipo de agressão psicológica precisa de ajuda, quem comete o ato igualmente necessita de atenção. De acordo com a técnica do Cras, crianças e jovens que tem mau comportamento com pais e professores têm grandes chances de também cometer bullying contra colegas e até familiares. Para ambos os casos, é preciso haver diálogo e orientação de quanto o bullying pode afetar a vítima.

As palestras fazem parte do calendário de atividades do Cras que mensalmente trata de um tema diferente, escolhido pela comunidade. O Centro de Referência está localizado na Estrada São Bento, 1691, Quinta da Boa Vista. Mais informações pelo 4644-8830.