A Creche Subvencionada Antônio Paulino Sobrinho, localizada na rua Líbero Badaró, 54, no bairro do Pequeno Coração, inspirada em experiências que deram certo na Educação Infantil, implantou em sua unidade o Projeto Parque Sonoro que tem como objetivo proporcionar às crianças da unidade escolar um ambiente cheio de possibilidades e experiências sensoriais de exploração musical livre.

De acordo com a diretora da creche, Jéssica Belarmino Freitas, a ideia é que a criança seja protagonista da experiência, interaja com o espaço e os objetos contidos nele, em meio a estímulos sensoriais, motores e, sobretudo, auditivos que exercitam sua atenção e imaginação.

Para montar a estrutura, a equipe da creche Antônio Paulino Sobrinho contou com a colaboração da comunidade, principalmente dos pais de alunos. “Todos participaram da criação doando panelas, tampinha de garrafa, potes e diversos materiais” destacou a diretora.

A supervisora escolar referência das Creches Subvencionadas, Alessandra de Souza Dias, explica que a ação foi muito importante. “Ao inserimos as nossas experiências, vivências múltiplas do cotidiano conseguimos dar sentido e significado a esta ação, uma vez que os materiais não são estruturados e praticamente todo o trabalho é realizado com reciclável e/ou sucata”.

O secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, explicou que o grande desenvolvimento da Educação Infantil no país ocorreu a partir do momento da substituição do (Fundef) Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental pelo (Fundeb) Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, por meio de Emenda Constitucional, isto é, em 2009, o acesso à Educação Infantil se democratizou, exigindo atenção especial para com esta demanda que é à base da educação.

Na mesma direção a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, falou que o (ECA) – Estatuto da Criança e do Adolescente, criado em 1990, compreende a Educação como um dos direitos da criança.