A creche subvencionada Padre João Minozzi finalizou nesta quarta-feira (5), a Semana Mundial do Meio Ambiente. A ação foi ministrada pela professora Marly Farias, com apoio da diretora Neuza Queiroz de Aquino.
De acordo com a professora, o projeto tem por objetivo desenvolver para as crianças a importância da preservação da natureza, a partir de práticas como reuso, reciclagem e os cuidado com a água. “Precisamos ensinar as crianças a cuidarem da natureza e terem prazer em frequentar um ambiente cercado pela beleza e organização. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação,” destacou Marly.
A diretora Neuza explicou que a ideia do desenvolvimento do projeto surgiu, após observar a preocupação mundial com o meio ambiente. “Verificamos a necessidade de incentivar os nossos alunos a participarem desta atitude de cidadania, objetivando a prática e conscientização do ato de preservar.”
O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: apresentação do tema aos alunos; roda de conversa a respeito do tema; interpretações, opiniões sobre o meio ambiente; situação atual do meio ambiente mostrando imagens impressas; apresentação de vídeos que trata a questão do lixo e a separação para reciclagem; montagem de painéis sobre a preservação do meio ambiente; e a finalização deu-se com a montagem da exposição.
Segundo a supervisora escolar, Alessandra de Souza Dias, esta ação além da sua importância para a preservação do Meio Ambiente, ela coloca em cena o protagonismo das crianças, por meio da expressão de suas vivências e opiniões, apesar de possuírem pouca idade.
Para o secretário de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba, Fabiano de Oliveira Novais, trabalhar desde cedo junto às crianças os conceitos e abrangência da Educação Ambiental se faz necessário e de forma constante. “O desmatamento e a degradação do Meio Ambiente é um processo que se fixou no contexto social, devido à urbanização, o aumento da população, globalização, crescimento desordenado das cidades, hábitos da modernidade e do consumismo. E, nesse sentido, abordar este tema como pauta diária, tanto no contexto da educação formal, como da não informal hoje é questão de cidadania e de qualidade de vida,” explicou o professor parabenizando todos os envolvidos na ação.
Do mesmo modo, Verônica Cosmo Barbosa, secretária adjunta de Educação, destacou a relevância do processo da educação preventiva como forma de conscientizar e preparar de uma melhor forma os futuros cidadãos. “A questão ambiental precisa ser trabalhada em todo o contexto social, sobretudo, nas escolas na medida em que as crianças sendo bem preparadas e informadas em relação aos problemas do Meio Ambiente, certamente se tornarão adultos mais preocupados com o ecossistema/meio ambiente bem como serão agentes disseminadoras do assunto”.