Cerca de 150 crianças participaram nesta quinta-feira, 29, de um encontro com índios da tribo Kariri Xocó na Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba. Os alunos da rede municipal de ensino acompanharam apresentações de cantos, danças típicas e contação de histórias, além de aprender algumas palavras do vocábulo indígena.

As histórias foram apresentadas em uma linguagem performática, interpretadas com o uso de instrumentos musicais originais da cultura.

As apresentações são baseadas no livro “Kariri Xocó, contos indígenas”, editado pela Edições Sesc e que reúne histórias da cultura indígena dos Kariri-Xocó, como Guerreiro da Águia, Dança da Kawã, A família da Natureza, O sol da tribo Kariri-Xocó e o Mutirão Indígena.

Os Kariri-Xocó somam aproximadamente 1.500 pessoas. A etnia é uma união de remanescentes de alguns povos da região de Porto Real do Colégio (AL), às margens do rio São Francisco, entre eles os Kariri e os Xocó.

Embora tenham perdido completamente a língua, mantém viva uma parte da cultura, como o ritual Ouricuri, que é praticado fora reserva no município em que residem.