A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba iniciou as oficinas de ballet clássico nesta quarta-feira (22) com o objetivo de propiciar o desenvolvimento físico, intelectual e cultural de crianças e adolescentes.
São oito turmas que já estão fechadas de até dez alunos com idades de 7 a 13 anos e os encontros acontecem na sede da pasta, às quartas e quintas-feiras. As oficinas terminam em dezembro e por conta da pandemia, não haverá apresentação final.
De acordo com a secretária da pasta, Maria Ana Rosa, a Nena, as oficinas são importantes para que as crianças se desenvolvam. “O ballet clássico traz beleza, mas é muito mais que isso, é um aprendizado. Através do ballet podem ser desenvolvidos aspectos cognitivos, motores, consciência corporal e fortalecer a autoconfiança.”
O prefeito Eduardo Boigues acrescentou que a oficina insere as crianças no meio cultural. “A cultura está em nosso dia a dia e a vivenciamos de várias maneiras, mas a maioria das pessoas não se dá conta disso. Com as oficinas, a abertura é muito maior e podemos incluir pessoas com deficiência.”
Já a professora que ministra as aulas, Martha Duarte, explicou que o ballet clássico trabalha aspectos fundamentais. “A questão postural interfere no desenvolvimento da criança, sobretudo nesse período em que a maioria ficou mais tempo usando aparelho celular e em frente à TV. Durante as atividades, também buscamos fazer a correção da postura.”