Foi entregue, nesta quinta-feira (17), a cerimônia de entrega dos títulos honoríficos às personalidades negras que fizeram história no município. Em sessão realizada na Câmara Municipal, os homenageados e familiares se emocionaram ao lado de vereadores, da secretária de Cultura, Maria Ana Rosa, e do prefeito Eduardo Boigues.

Tendo como pauta o estudo crítico da história cultural, econômica, social, política e educacional da população negra de Itaquá, a cerimônia faz parte do cronograma em alusão ao mês da Consciência Negra, que vai ocorrer até o dia 30 de novembro. A programação completa pode ser conferida no link: https://cutt.ly/qMO2d6B.

“Muito feliz com a realização dessa cerimônia e presença de todos os homenageados e familiares. A Secretaria de Cultura vem tratando com seriedade as questões de combate ao racismo. Pensando nesse contexto, apresentamos uma programação com respeito e dedicação”, disse a secretária.

Receberam as homenagens: Elaine Pereira Lima, Lígia Maria Marques, Sandra Nascimento, Vera da Penha Rodrigues Siqueira, Bartolomeu Feitosa dos Santos, Ednilson Vicente, Júlio Miranda da Silva (Juninho do Esporte), Luiz Fabiano Pereira (Teddy Tee) e Nisvaldo Aparecido Santana.

Além deles, foi feita uma homenagem póstuma para Amália Maria dos Santos, Eurípedes de Fátima Galdino, Ismael de Souza, José Marinho Ferreira, Paulo Magela Sabino e Joaquim Sebastião da Silva, que marcaram a história de Itaquá.

“Temos que combater o racismo todos os dias. Não basta não ser racista, é preciso ser anti-racista. Nossa gestão tem esse compromisso com todos e não fazemos distinção de cor, credo ou religião”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Exposição itinerante

A cerimônia também marcou a abertura da exposição itinerante sobre personalidades negras que fizeram história no município. A mostra, que está na Câmara Municipal no momento, vai passar pela Secretaria de Cultura, Paço Municipal e escolas do município.