Com o passar dos anos e a chegada da melhor idade é natural a perda de agilidade, do campo de visão e equilíbrio. Para evitar acidentes domésticos, integrantes da Defesa Civil de Itaquaquecetuba deram uma palestra para este público no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Recanto Mônica.

A aposentada Aparecida Gomes, de 62 anos, já adaptou o banheiro e eliminou os tapetes da casa. Foram medidas adotas pensando em sua segurança e que lhe permitem ter autonomia dentro de casa. Atitudes com as de Aparecida foram o foco das orientações dadas pelo agente José Delfino Gonçalves Junior e do bombeiro voluntário, Jorge Dias Mendes, ambos da Defesa Civil.

Eles reforçaram que as causas de acidentes domésticos, geralmente, são ocasionadas por antigos hábitos ou pela localização de utensílios que ficam no difícil acesso dos idosos. Por isso, a recomendação é para que tenha armários mais baixos, que se evite subir em cadeiras para limpar ou pegar algum objeto, que os banheiros tenham barras para apoio, entre outras medidas que eliminem os obstáculos. “Os idosos começam a apresentar  problemas com mobilidade, menos visão e audição, então é preciso tomar algumas medidas preventivas” explicou Dias.

O chão também precisa receber cuidados. “Há pessoas que tem o hábito de encerar o chão da casa, o que pode resultar na queda do idoso”, lembrou o bombeiro voluntário Dias. A atenção também deve ser redobrada ao descer dos ônibus e atravessar a rua. “É preciso ter cautela e não passar pela frente do ônibus sem antes verificar se há veículos”.