Hoje, 30, por volta das 14h30 os 90 integrantes da delegação da Melhor Idade de Itaquaquecetuba se concentraram para embarcar para São Sebastião, litoral paulista, para disputar os Jogos Regionais do Idoso (Jori) 2019. Demonstrando muito entusiasmo, os atletas irão participar de 11 modalidades distintas, entre os dias 1º a 5 de maio.
A estimativa para este ano é de que o Jori reúna cerca de 2.500 atletas e 40 cidades participantes. No ano passado Itaquá terminou a competição com quatro medalhas de ouro e duas de bronze com destaque nas provas de atletismo e de dominó.
Um dos mais fortes candidatos para a prova de atletismo é Celso Teverão, de 90 anos, campeão nessa categoria no ano passado. “A gente depende um pouco dos concorrentes que aparece. Eu tenho o mesmo preparo, mas não posso contar com a vitória, mas a gente vai para fazer o máximo”, disse o atleta que ainda dá uma lição sobre a competição. “A derrota honesta sem cambalacho não é desonra”.
O casal favorito é o que vai disputar a dança de salão. Lucinéia Januária Ferreira, de 85 anos, vai para a pista com o bolero e a valsa. Para ela, o melhor é estar com quem a gente gosta. “Para mim o melhor é dançar com o meu marido. Temos 68 anos de casado”, revela.
Itaquá sai com uma delegação composta por 90 pessoas, sendo 78 atletas e outros 12 técnicos. Os idosos irão competir nas categorias: vôlei feminino e masculino; atletismo feminino e masculino; xadrez; buraco; truco; dama feminino e masculino; dominó masculino e feminino; natação feminino e masculino; coreografia; dança de salão e tênis de mesa. Participam idosos acima de 60 anos.