A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba tem se destacado nas ações de políticas públicas, assistência social e acolhimento. Desde o início de 2021, elabora e executa programas de inclusão, capacitação e auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Com a antecipação da frente fria, o projeto Acampamento Solidário foi um dos marcos. Barracas térmicas, colchões e cobertores foram disponibilizados para pessoas em situação de rua. “Atuamos em diferentes frentes que estão concentradas no atendimento direto à população. A demanda é alta, mas temos orgulho de atender os que mais precisam com programas que são feitos para cuidar das pessoas”, disse a secretária Cláudia Marzagão. 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), voltado para a criança e o adolescente, também recebeu um olhar especial: assim que a gestão assumiu, os atendimentos passaram a ocorrer em uma casa nova, com mais qualidade e atenção. Ainda falando desse público, o programa federal Criança Feliz fará atendimento domiciliar a 500 crianças com foco no desenvolvimento infantil. 

Para fortalecer as atividades de solidariedade, 20,4 mil cestas básicas foram distribuídas para pessoas cadastradas nos serviços assistenciais e a Casa de Conselhos ganhou uma nova sede na Vila Virgínia para atender os conselhos municipais com mais conforto. Por meio de parceria com o governo estadual, 511 pessoas inscritas no programa Prospera Família se formaram após receberem capacitação e ajuda financeira. Dessas, 350 já ingressaram no mercado de trabalho e a próxima etapa atenderá mais 1.070 famílias.

“A Secretaria de Desenvolvimento Social é o coração da cidade. Por meio dela, conseguimos cuidar e dar oportunidade para os que mais precisam. Em uma cidade grande como a nossa, é de extrema importância a elaboração de políticas públicas que funcionem e atendam a todos”, completou o prefeito Eduardo Boigues.