Nesta quinta-feira, 30, foi comemorado o Dia da Família com a 3ª Ação Comunitária promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Caiuby, que realizou a atividade na quadra de esportes da Escola Municipal Chiozo Kitakawa. Foram oferecidas dezenas de serviços, atividades de orientação, lazer e entretenimento para as crianças e comunidade da região.
A ação contou com a parceria de diversas secretarias que aproximaram os serviços da população. A aposentada Ivanilde Oliveira Rodrigues foi uma das participantes do evento e destacou os serviços de saúde – com os testes rápidos – como uma excelente oportunidade. “É bom porque eu vim aqui e já fiz meus exames”, afirmou. Quem também esteve na Ação Comunitária foi Vera Lúcia Paixão. “Eu achei muito bacana porque é muita informação para a gente e é bom a gente ter isso no nosso bairro”.
A assistente social do Cras Caiuby, Cristina Ferreira da Silva, explicou que o evento é voltado para a família toda que tem a oportunidade de participar junta das atividades. “A cada ação que a gente faz a população comparece em peso e eles ficam sabendo da rede e de tudo o que há no município e também com orientações porque muitos não sabem dos seus direitos”.
Foram realizadas mostra de artesanato, apresentações de música com a banda da Guarda Civil Municipal (GCM) e dança com a coreografia da Melhor Idade. As crianças tiveram oficinas lúdicas, esportivas e recreativas, contação de histórias e o projeto “Troca de Livros”.
Também foram oferecidas orientações sobre empregabilidade e geração de renda. A Defesa Civil montou uma tenda para atividades com as crianças e orientações sobre desastres naturais.
O 35º Batalhão da Polícia Militar participou com o Programa Educacional de Resistência e Prevenção às Drogas (Proerd) e os Narcóticos Anônimos falaram sobre abstinência das drogas também com orientações e encaminhamentos.
Outros plantões de orientação foram oferecidos para a população. Entre eles os de benefícios previdenciários e de programas habitacionais. Integrantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil fizeram atendimento à população.
A Secretaria de Trânsito realizou uma oficina de segurança e a Zoonoses levou informações sobre a Campanha da Posse Responsável de Animais.
Na área da Saúde, os participantes realizaram exames de Testagem Rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e teste glicêmico, aferição de pressão e oficina de escovação de dentes.
Serviços de corte de cabelo e design de sobrancelhas foram oferecidos pelas alunas dos cursos profissionalizantes da Casa Aberta. O Fundo Social levou as roupas da Campanha do Agasalho e promoveu um Bazar Solidário.