Visando realizar uma apresentação prévia da II Mostra de Danças Folclóricas do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba, escolas municipais realizaram na tarde de quarta-feira (22/08), Dia do Folclore, apresentações de dança no hall da entrada 2 do Itaquá Garden Shopping.

Com criatividade e movimentos sob o ritmo de músicas regionais brasileiras, os alunos puderam mais uma vez romper o muro da escola e tornar-se protagonista de sua história no contexto do seu tempo e espaço.

Participaram da ação aproximadamente 150 crianças das seguintes Unidades Escolares: EMEB Josefa Costa de Souza Moura, EMEB Profª Olívia Aparecida da Silva Costa Guglielmo, EMEB Dr. José de Freitas Mendonça, EMEB Ver. Augusto dos Santos, EMEB Maria Cristina Diniz de Almeida e EMEB Orlando Bento da Silva.

O objetivo do evento é estimular o conhecimento e a valorização da cultura brasileira por meio do folclore, da manutenção dos costumes e tradições brasileiras bem como despertar o respeito às diferenças culturais e identitárias.

Para a secretária adjunta de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba, Verônica Cosmo Barbosa, os bens culturais de natureza imateriais são ricos quando se trata do País: “Deste modo, instigar nas crianças o exercício dessas ações é uma forma de resistência à preservação da  identidade cultural, através da vivência dos costumes e do culto de suas crenças e valores”.

A secretária de Educação Jane Moura Santos, parabenizou toda a comunidade escolar das unidades participantes e disse que ações do gênero além de desenvolver o respeito às diversidades, por meio das danças, as crianças interagem socialmente. “Há uma disseminação de conhecimento/aprendizado significativo de forma prazerosa e que certamente fará a diferença na vida do educando,” concluiu Jane Moura.

É pertinente destacar que o “Dia do Folclore” é regulamentado pelo Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965. No documento, o Congresso Nacional estabeleceu que a partir do dia 22 de agosto daquele ano seria comemorado o dia do folclore. Além disso, após estudos realizados, o Congresso trouxe “A carta do folclore brasileiro”, onde denomina o folclore como: “Conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social”. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. (http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf)